quarta-feira, abril 18, 2007

Figuras de estilo

A rádio Sesimbra FM, tem vindo a anunciar, insistentemente, um debate, no próximo Sábado, dia 21 de Abril, no Clube Sesimbrense pelas 15h, sobre "Ordenamento do Território e Mais-Valias Urbanistícas". Para esse evento anunciam até a presença da bastonária da Ordem dos Arquitectos, Helena Roseta.
Depois dos 5 debates promovidos pela Câmara Municipal sobre o PDM, será interessante ouvir o que têm para dizer algumas pessoas que estudam o ordenamento do território e que são reconhecidas nas suas áreas de actividade profissional.

Mas, o que quero trazer para reflexão neste post é outra questão.
Todas as figuras têm um estilo e todos os estilos têm as suas figuras.
Diz-se por ai, que ao saber que se iria realizar um debate sobre ordenamento do território que estava fora da sua esfera de controlo e no qual se poderiam desmontar alguns dos negócios urbanisticos desastrosos por si patrocinados, a figura Partido Comunista (como todos sabem dominante no panorama político concelhio), apressou-se a pôr em prática o seu estilo.
Esse estilo consiste em secar tudo o que lhes foge ao controlo. Assim, como na bibioteca, tudo o que de bom é feito pelo pelouro da vereadora Guilhermina é apagado pelas "Felicetes", todos os assuntos em que forem tratados de forma desabrida pela sociedade civil sofrerão tentativas de segregação pelo PC.

A fuga do debate de ideias, só pode ter uma explicação, a omissão consciente do ruído, a falta de abertura ao debate de ideias e a consciência de que se está a fazer mal. Tudo vale para que as suas erradas concepções sejam desmontadas.

Para a concretização deste estilo, são usadas determinadas figuras, colocadas em lugares chave da mesma sociedade civil, mas que por baixo das fardas das instituições que coordenam , vestem a camisa "roja" do PC. Depois, é vê-los, no mesmo dia, em que se debatem ideias e rebatem falsos dogmas, a liderar manifestações, a organizar festas, a fazer exposições, a apresentar brochuras, a dançar o vira e a virar o bico ao prego....

8 comentários:

Anónimo disse...

Para o debate de dia 21 no clube estão previstos mais 2 oradores, Balalão e joão mouco, não falte.

Anónimo disse...

Não sr. anónimo (Seguramente uma das figuras de estilo que o autor do blog fala).
Os outros oradores são:
- O Arquitecto Rui Passos (com um muito melhor curriculo que o Arquitecto Augusto Pólvora);
- O Prof. Adelino Fortunato (reconhecido economista, professor na Univ. Coimbra e residente em Sesimbra);
- Dr. Pedro Bingre do Amaral (um dos maiores especialistas nacionais em mais-valias urbanisticas, professor na Escola Superior Agrária de Coimbra).

Pelo post do pexito calhandro percebemos o estilo, pelo seu post, sr. anónimo, tivemos a prova prática.

Anónimo disse...

De couves, nabos e curriculos percebem vocês, de ordenamento do território e mais valias urbanisticas é que tenho dúvidas

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pexit@ Calhandr@ disse...

Caro anónimo a quem foi removido o comentário, quero dizer-lhe que nada tenho contra si, mas não permitirei que utilizem este espaço para a troca de insultos.
Comentem, debatam, insultos não!

Anónimo disse...

Exactamente.
Falamos de coisas sérias.
Por isso fez muito bem.
Há sempre gente pequenina para denegrir e insultar tudo e todos.
ABRIL, fez-se para falarmos sem medo mas com respeito por todos.
MLL

Anónimo disse...

Abril fez-se pela democracia, e esse conceito é desconhecido dos que governam hoje o concelho de sesimbra.
Infelizmente.