quinta-feira, janeiro 24, 2008

Assim também é de mais!

Facto 1:
A Assembleia-Municipal tem, no cumprimento dos seus estatutos 5 comissões, 4 comissões temáticas, cada uma liderada por um dos partido com representação no órgão e uma comissão de líderes, que como o nome indica reúne os líderes de cada bancada e a presidente da Assembleia.

Facto 2:
A Assembleia-Municipal, será o último órgão a deliberar sobre o Plano de Pormenor da Zona Sul da Mata de Sesimbra (PPZSMS). Pela dimensão do projecto, pela falta de isenção do executivo da Câmara na condução do processo, pelo coro de criticas de alguns munícipes, pelo excesso de benefícios apresentados pelos promotores, pelo apoio da WWF, pelas críticas das associações ambientalistas portuguesas, pelos pareceres críticos da direcção geral de turismo e da CCDRLVT. Ou seja, por tudo e mais alguma coisa a este órgão exige-se ponderação, isenção e certeza sobre a decisão a tomar.

Facto 3:
As 5 comissões da Assembleia solicitaram uma reunião com a Câmara Municipal para que lhes fosse apresentada a última versão do PPZSMS e para que fossem prestados todos os esclarecimentos necessários sobre o projecto.

Facto 4:
Um Plano de Pormenor é um documento que concretiza propostas de organização espacial de uma área específica do território municipal. Ou seja, é um documento de regulação, organização urbana da responsabilidade da autarquia.

Facto 5:
A Câmara Municipal compareceu no dia marcado, à hora marcada com as comissões da Assembleia-Municipal. Mas não foi sozinha, levou consigo 2 advogados do promotor, o arquitecto do promotor e um advogado avençado, responsável por tratar dos processos complicados da autarquia.

Facto 6:
Os deputados municipais do Bloco de Esquerda e do Partido Socialista presentes não aceitaram reunir com o promotor, quando tinham solicitado reunir com a Câmara Municipal e abandonaram a reunião. Apesar da consequente ausência de quórum, os eleitos da CDU e do PSD/CDS-PP continuaram reunidos, numa reunião de amigos (pois a reunião solicitada pelas comissões da Assembleia terminou no momento em que deixou de ser quórum) ouvindo o que o promotor tinha para lhes vender.


Será que vale tudo neste jogo?

33 comentários:

Anónimo disse...

VERGONHOSO!

Está-se mesmo a pôr a jeito para apanhar mais uma moção de censura. Olhe que agora, com a nova lei, convém pensar duas vezes antes de abrir a boca.

Anónimo disse...

Já ningém sabe quem é quem. É triste...

Anónimo disse...

Deputados do PS na Assembleia Municipal - abram bem os olhos e não permitam que este crime vá em frente! Chumbem o Plano da Mata! Já chega de insultos à inteligência dos sesimbrenses!

Anónimo disse...

Reunião de amigos disse bem...

Anónimo disse...

Estes Socialistas não têm emenda .
Em 2009 vão levar mais porrada que o burro do cigano...

Anónimo disse...

O regabofe está instalado o verniz saltou e a pouca vergonha instalou-se. Augusto Polvora surpreendeu-me porra.

Anónimo disse...

Mas quando é que o Augusto mete na ordem esta cambada de Socialistas incompetentes e taxistas...

Anónimo disse...

olha amigo, quando tiver um taxi para o levar para a Eslovaquia.

Anónimo disse...

Mas foi para isto que foi feito o 25 de Abril que grandes Tachistas...

Anónimo disse...

Por este andar ainda me obrigam a votar no PS pela primeira vez,seus comunistas estúpidos!

Anónimo disse...

E o social-capitalismo na maxima força-

Anónimo disse...

PJ PARA O TERRENO JÁ!

Anónimo disse...

A direita governa Sesimbra a seu belo prazer.
Os comunistas ainda não perceberam que estão a ser comidos pelo PSD...

Anónimo disse...

vERGONHA
iSTO DEVE SER INVESTIGADO

Anónimo disse...

os anonimos das 10.27 e das 3.13 devem estar cheinhos de medo das autarquicas. Serão asessores milionários da câmara ou pc´s traumatizados?
caros amigos, se vocês quisessem o melhor para Sesimbra, não se insurgiriam contra a indignação quase geral contra a desgovernação da câmara.
Tenham vergonha porque na assembleia da republica tomam uma posição e aqui outra descaradamente oposta.
Principios são para quem os tem. Respeito pela inteligência dos outros é coisa muito bonita.
Cubram-se de qualquer coisa e desapareçam para a Sibéria.

Anónimo disse...

Mesmo que o PS vote contra o Plano da Mata, ainda que eu não saiba qual o sentido de voto, o PSD estará lá para servir de moleta à CDU, com o Filipinho e o Francisquinho.
O resto que me perdoem é treta, conversa fiada, ou será que nínguem percebeu que CDU E PSD têm uma santa aliança.

Anónimo disse...

A CDU que se meta a pau com estes dois "terroristas" do PSD, Francisco Luís e Carlos Filipe
São duas Raposas astutas e perigosas.
A Santa Aliança entre a CDU e PSD de que fala o anónimo das 3:53, é uma realidade e tem como consequência políticas de direita para o nosso Concelho.
Temos de acabar com isto, enquanto é tempo...

Anónimo disse...

É triste o que esta gente se prepara para fazer ao votar favoravelmente a Mata.

Anónimo disse...

Este psd é uma farsa e vai sofrer as consequências nas próximas eleições auterquicas.

Anónimo disse...

Queremos a Maga de volta. A maga é nossa.

Anónimo disse...

A PJ para Sesimbra já...

Anónimo disse...

Pj não, chama mas é a PIDE...
LOLOL
Cromos politicos em busca de um tacho...
Sem pensarem nas vantagens para a vila

Anónimo disse...

Sinto vergonha deste PSD.
Argentina, por favor salva-nos desta trafulhice que vai arruinar por muitos anos o nosso partido

Anónimo disse...

Espero sinceramente que todos já tenham lido o "post" da tesoura de atarracar sobre o "plano da mata". Depois de tanta discussão e polémica, pode ser que seja útil para a próxima assembleia municipal, no sentido de permitir, ou não, deliberar unanimemente sobre o "plano da mata".

Anónimo disse...

A pj já está no terreno.

Anónimo disse...

Por menos caiu o Carlos Sousa em Setúbal.

Anónimo disse...

Nas próximas eleições quem é que vai levar mais porrada que o burro do cigano?

Anónimo disse...

A equipa da PJ esteve durante a manhã nas instalações da Câmara Municipal de Sesimbra
A Polícia Judiciária efectuou 11 buscas, esta segunda-feira, no âmbito da investigação relacionada com a permuta da área de construção do empreendimento turístico denominado Mata de Sesimbra.

Entre os locais alvo de buscas encontram-se a Câmara Municipal de Sesimbra, a ESPART - empresa do Grupo Espírito Santo e sócia financeira da promotora imobiliária, a Pelicano – imobiliária promotora do projecto e a residência de Isaltino de Morais, na altura ministro das Cidades, Ambiente e Ordenamento do Território.

O caso remonta a 2003, altura em que Isaltino de Morais tomou decisões relativas a uma permuta de terrenos da Aldeia do Meco com a Mata de Sesimbra, revelou o “Expresso” online, mais tarde confirmado pelo autarca de Sesimbra.

“Aparentemente esta investigação terá a ver com uma alegada permuta de terrenos autorizada pelo então ministro do Ambiente, Isaltino de Morais, em 2003”, declarou Augusto Pólvora. “A Câmara Municipal e o presidente estão perfeitamente à vontade e disponíveis para forncer todos os elementos que forem necessários”, acrescentou.

O autarca da CDU apontou que foi aprovado, ainda em 2003, um acordo nesse sentido entre o Governo e a Câmara Municipal de Sesimbra. “O Plano de Pormenor foi elaborado tendo em conta esse acordo”, garantiu.

Augusto Pólvora confirmou que a PJ levou “cópias da versão final” do Plano de Pormenor da Mata de Sesimbra. Este foi aprovado pelo executivo municipal e deveria ser aprovado na próxima Assembleia Municipal, marcada para sexta-feira.

Cópias de pareceres de várias entidades sobre a elaboração do Plano de Pormenor, entre eles o da Procuradoria-Geral da República, também foram recolhidos pelos inspectores da PJ.

“A versão que foi aprovada pela Câmara, e que está a aguardar deliberação da Assembleia Municipal nem sequer contempla essa carga construtiva de que fala esta permuta”, sublinhou Augusto Pólvora.

O projecto turístico alternativo aos terrenos da Reserva Ecológica e da Reserva Agrícola, mais tade integrados na Rede Natura 2000, visava a zona da Mata de Sesimbra. Esta escolha foi contestada pelos ambientalistas da Quecus e vários representantes da sociedade local. Consideravam que o empreendiemtno apresentava uma carga excessivamente turística para o concelho.

Designado de “Ribeira de Prata”, a versão inicial previa 31.829 camas, mas a proposta em deliberação é de 19.389 camas. A localização do projecto foi negociada pelo Ministério do Ambiente, pela autarquia de Sesimbra e pela “Sociedade Aldeia do Meco”.
RTP
2008-02-11 19:45:09

Anónimo disse...

E se a PJ não encontrar nenhuma irregularidade no Plano da Mata? Aposto que os dois ou três "marretas" que tanto se têm oposto ao possivel desenvolvimento pela via turistica do concelho, vão dizer que a PJ é corrupta.

Anónimo disse...

E se o PJ encontrar irregularidades no plano da mata?

Anónimo disse...

Cuidado com os especuladores e com a sua ânsia predadora de lucro.

Anónimo disse...

A Judite já foi a casa do Penim tomar um cházinho?

Anónimo disse...

Consta por aí que os deputados do PS na AM decidiram abandonar a sessão antes da discussão e votação do Plano da Mata de Sesimbra e irem para casa alimentar os blogs sobre este tema.
Pelos vistos, para eles, essa é a forma mais participativa e democrática de discutirem os temas importantes para o futuro do nosso concelho.
O povo tirará as devidas ilacções…