Conheço algumas pessoas ligadas ao associativismo juvenil que tem despontado em Sesimbra. Sei que é com algumas dificuldades que estes grupos vivem e sobrevivem. Estão dependentes da carolice de muitos, dos sócios, e… infelizmente, da autarquia.
Muitos terão tido o prazer de assistir ao trio eléctrico da associação ‘Bigodes de Rato’. Muitos, mas não todos. Eu não vi. Esperei até à meia-noite e nada. Os anunciados ‘Jogos Sem Fronteiras’ agendados para a mesma noite, plantados a meio da marginal, atrasou a saída do trio. Os ‘Jogos Sem Fronteiras’, diga-se a bem da verdade, não tiveram a mínima piada, excepto, possivelmente, para as pessoas que neles participaram. Faltou o Eládio Clímaco. Faltou animação. Faltou imaginação. Faltou a repetição das quedas aparatosas em câmara lenta.
O trio não conseguiu, por isso, movimentar as massas, disseram-me. É para isso, no entanto, que um evento deste género serve. Mas quem comanda a cultura na Câmara Municipal de Sesimbra (pasta que está sob a alçada do presidente Amadeu Penim) não sabe disso. Assim como não sabe programar este tipo de actividades, ou não realizaria para o mesmo dia o trio e os jogos. E, como se não bastasse, não descem à terra para perguntar a quem anda cá por baixo.
No Sábado, 13 de Agosto, um novo trio vai percorrer a marginal, desta feita sob a responsabilidade da ‘Tripa Cagueira’. Esperemos que uns e outros tenham aprendido alguma coisa e saibam tirar partido da situação.
Já sei, de antemão, que ambos os grupos – Bigodes e Tripa – se propuseram a realizar estes eventos. Ou seja, da Câmara, por isto, não recebem um tusto. E, como se não bastasse, a autarquia não permitirá a venda de bebidas durante o desfile que, tem sido até aqui, uma forma destes grupos ganharem qualquer coisa com o trabalho que têm.
Para a próxima, o mais provável, é que estes jovens façam um manguito à Câmara. Um merecido manguito se não for pior.
quarta-feira, julho 27, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Cultura e Amadeu Penim, acham que isto liga?
Já agora, haja alguém que me saiba responder porque razão as bailarinas, sambistas, pracistas ou como lhes queiram chamar, vão quase nuas no carnaval e completamente vestidas no Verão, como na passada semana?
Sr. Maria do Céu,
Porque não foi o semhor com um fio dental enfiado no rego, provavelmente gordo e abardajado, no sábado? Tava bom o tempo não tava e já agora informe-se que trio eléctrico não é escola de samba! Concentre-se na questão levantada por quem 'blogou'e não com essas falsas questões.Abraço.
Augusto Zé
Sr.Augusto Zé,
Já vi que nunca viu um verdadeiro trio eléctrico ou sequer uma verdadeira escola de samba. Estamos a comparar uma carroça com um Ferrari. Mas, pelos vistos, tem a mania das grandezas. Não chega para consumo interno e já quer exportar. Deixe a senhora em paz e faça qualquer coisinha para tirar esta terra da fossa onde está atolada até ao pescoço. Ou será daqueles que, miseravelmente, ainda pensam que estão a viver no paraíso?
A expressão "qualidade de vida" diz-lhe alguma coisa?
Vare-me essa aiola e pense positivo.
Estava mais gente no dia de S.Marçal na Galé a ver o Xico da Cana que atrás daquele autocarro cheio de publicidade a fazer barulho à uma da manhã...È que isto de estar na rua à espera para ver o "Fador" e o "Strogoff" a distribuir bandeirinhas, duas brasileiras manhosas a dançar ao som horrível de músicas que não têm nada a ver com nada, não é para todos... Viva a cultura da Câmara !!!!!
Estava mais gente no dia de S.Marçal na Galé a ver o Xico da Cana que atrás daquele autocarro cheio de publicidade a fazer barulho à uma da manhã...È que isto de estar na rua à espera para ver o "Fador" e o "Strogoff" a distribuir bandeirinhas, duas brasileiras manhosas a dançar ao som horrível de músicas que não têm nada a ver com nada, não é para todos... Viva a cultura da Câmara !!!!!
RE a ánonymous said:
o pessoal (jovens trabalhadores) q digerem "aquele autocarro" e que fez com q estivesse á espera, é o mesmo que enfeitou a Rua da Galé (tinha + 80 anos!! q não era enfeitada) e permitiu a realização de espectáculos musicais aos seus visitantes, e é o mesmo que possivelmente ofereceu a si,aos seus filhotes e a todos aqueles que se exaltam e por vezes até lutam, as bandeirinhas. Só + 1 coisinha...faça algo pela nossa, duvido q seja a sua, vila. Viva Sesimbra
Enviar um comentário