segunda-feira, março 13, 2006

Mata de Sesimbra ou a Cidade do Terror


Inicia-se hoje o período de discussão pública do Plano de Pormenor Sul da Mata de Sesimbra, o projecto estará em debate até 24 de Abril. Contudo na minha opinião a Câmara Municipal está a saltar alguns passos importantes neste processo. É claro que antes de se discutir um plano de pormenor, que não é mais do que isso, discutir o pormenor de um facto consumado que irá destruir o concelho tal qual o conhecemos, dever-se-ia discutir o conceito, dever-se-ia perguntar à população- Querem a Cidade da Mata?
Eu estou completamente aterrado com a ideia!!!! Analisem comigo aquilo que dizia a noticia referente a este assunto publicada no site Região de Setúbal on-line:

«A Pelicano prevê que em 2007 terá início a primeira fase do empreendimento, que inclui a construção de um hotel, dois aldeamentos turísticos e uma escola de golfe. O empreendimento estará concluído em 2017 e ocupará 5200 hectares de zona verde, que correspondem a 50 por cento da área total do município, dos quais 500 serão destinados à exploração turística.»

50% da área do município servirá para edificar o empreendimento, num total de 5200ha, mas destes apenas 500 servirão para exploração turística! Os promotores nem sequer escondem que o objectivo “é construir em Sesimbra a primeira ecocidade do mundo” (palavras de Paulo Reis, representante da Pelicano, entidade promotora do projecto).
Ecocidade, quer dizer cidade ecológica, mas é uma cidade! Não estão a ler mal, a dupla PP (Pólvora – Penim) aceitou construir uma cidade no pulmão de um concelho com 2 vilas e algumas aldeias, sem perguntar à população se concordava! Nem que fosse uma cidade banhada a ouro, nem que fosse uma cidade sem moscas, nem que fosse uma cidade sem ladrões, nem que fosse uma cidade sem doenças, será sempre uma cidade.

Eu não quero isto na minha terra, mas o que mais me choca foi não terem perguntado à população, é inadmissível!

Eu não quero isto por muitas razões, mas primeiro porque não acredito que algo desta dimensão possa ter como única vocação o turismo, é um exagero e um ultraje. Se o controlo descambar a ecocidade acaba por se tornar na Reboleira da Margem Sul.

Sesimbrenses em geral, atenção muita atenção!

11 comentários:

Anónimo disse...

Voce leu mal a noticia:

Dos 5200 ha apenas 500 ha vao servir para exploração turistica ( na verdade sao apenas 60 ha de edificações, o resto sao espacos verdes infras e os campos de golf), isto é o projecto abange apenas essa area na sua maior parte os actuais areeiros da mata.

Os outros 4800 ha vao manter-se como mata sobre a gestao do plano de gestao ambiental

Anónimo disse...

Bem aqui o anónimo deve de ir ganhar alguma coisa com isto...e sardinhas não são de certeza...

Anónimo disse...

1 socialista + 1 comunista = 100 fascistas.
1 engraxador anónimo (acima representado) = 1 fanático assessor comunista. Portanto = 75 fascistas.
Conclusão, "eles" estão de volta. E o melhor é cortar o mal pela raiz. Já!

Anónimo disse...

1 ze ninguem + 1 atrasada mental = 1 país atrasado

Anónimo disse...

Afinal o engraxador chateou-se...talvez se tenha acertado em alguma verdade...é o que acontece a quem não tem ideias próprias, que faz apenas o que os outros lhe dizem...é como os burros, sempre em frente e os outros que se lixem. Quando sesimbra se tornar pior do que já é neste momento, e graças a pessoas como você, aí dizem que afinal não tiveram nada a ver com isso...já aconteceu e voltará a acontecer!

Em relação ao país atrasado...abra os olhos e veja que por exemplo nos países nórdicos, onde respeitam mais o ambiente do que a cor dos euros, a qualidade de vida é bem melhor e não é só financeiramente...

Se parar para pensar...talvez chegue lá...

Anónimo disse...

Depois de em 32- trinta e dois - anos os comunistas e socialistas terem conseguido tornar Sesimbra na localidade que menos evoluiu no país, ainda têm a arrogância de falar. Deviam estar caladinhos e reconhecer a sua grande incompetência. Só pensam em betão! Porqu€ s€rá? Só são bons a levar de paleio o povinho que eles tanto "amam".
Por este andar ainda hei-de ver nos jornais aqueles célebres anúncios, com fotografia: "não sou nem nunca fui de esquerda, nem pertenci a partidos vermelhos". Segue-se assinatura reconhecida. Aliás, já temos alguns exemplos de comunas que se passaram para outros partidos e, agora, já negam o que foram e até já se esqueceram que andaram a assaltar casas em 1975.
Quantas cooperativas ainda existem? Quantas empresas assaltadas ainda laboram?
Incompetentes aprendizes de fascistas são o que essa gente é!

Anónimo disse...

comunistas = cambada de ursos

Anónimo disse...

Adorei a descrição acima de maria joão c.f.
Eu ja tinha avisado, eles voltaram. São pior que a PIDE...
Cuidado, muito cuidado, os comunas são o pior bicho que pode existir ao cimo da terra.
Quem assistiu na Sexta-feira à discussão pública no Auditório Conde Ferreira sobre o Plano da mata de Sesimbra, assistiu ao partir do verniz de Augusto Pólvora, aquando da intervenção de um ambientalista... Calma, ainda estamos no ínicio, deixem o pólvora e a sua trupe desabrochar para ver Sesimbra a recuar ainda mais

Anónimo disse...

Vocês estão todos enganados.
Tudo isso é apenas emoção e coração.
Sejam mais pragmáticos como o sr. Dr. João Aldeia.
A Mata que se lixe.
O que interessa é o caroço que entra no bolso ao fim do mês sem se fazer a ponta de um corno.
Porra para isto tudo.
Cambada de vendidos e traidores.
Até quando este Povo vai aguentar estes vendilhões do Templo?
Fora com estes Pólvoras enquanto é tempo.
Não poso acreditar que quem lutou, como os comunistas fizeram, aceite esta situação. Pelo menos as mulheres vão ter de dizer não. Espero bem que o primeiro grande NÂO venha de uma mulher da Assembleia Municipal.

Anónimo disse...

Também acho que ainda há gente séria no PCP, nomeadamente na Assembleia Municipal.
Espero que a Odete Graça, se mantenha firme.
Ou então já não acredito em nada.

Anónimo disse...

"ó meu candido passarinho" (Zé Luis) se a Odete nunca fez a ponta de um corno, do que é que estás agora á espera? De milagres....AB