quarta-feira, abril 12, 2006

Ladrões!?


Aproveito esta foto do Blogue conterrâneo "O outro lado do espelho" para igualmente demonstrar a minha indignação com aquilo que se está a passar com a nossa chincha! Arte pesqueira que até serviu de inspiração a este blogue!
É absolutamente inacreditável que uma pesca como esta, em que a arte é puxada apenas pela força dos braços de velhos lobos do mar. Ou seja, a agressividade para os recursos, apesar de ser uma espécie de arrasto com saco, é incomparávelmente menor do que a puxada por tractores (como acontece noutros locais). Esta forma de pescar, para quem já viu ou puxou, resulta numa forma de sentir o mar muito própria. Sente-se o cheiro, qualquer pexito que se preze e que preza a sua terra já puxou a rede da chincha. É infame o que nos estão a fazer, roubam-nos a alma sem dó nem piedade.
A guelra dos pexitos está pouco vermelha, sem sangue! A falta de identidade e de existência populacional na sede do concelho faz com que a nossa força já não seja a mesma. Temos de nos unir e lutar por aquilo que é nosso. Quais fóruns, quais POPNAs, quais quê!
Se deixamos que nos tirem a alma, tiram-nos tudo.

Tudo, foi o que levaram outros ladrões ao pessoal do Surf Clube de Sesimbra, assaltaram as instalações desse grupo de jovens tão dinâmicos e que tanta coisa têm conseguido fazer pela juventude do concelho. Roubaram-lhes material da sede e levaram-lhes a carrinha. Faço votos que consigam reaver aquilo que conquistaram com tanto trabalho!

Ele há ladrões para todos os gostos, até há quem nos queira roubar a mata!

2 comentários:

Anónimo disse...

Razão tinha José Afonso quando cantava:
"Eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada"...

Anónimo disse...

Se não fosse a porcaria do 25 de Abril, não havia esta malandragem toda.

Deviam cortar as mãos a quem rouba, e as cabeças às mentes iluminadas que se lembraram de elaborar um plano como o do POPNA, não colocando obstáculo às cimenteiras e outras porcarias que apareçam na serra e a destruam.