sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Não.....Nim.....Sim

Todas as palavras sofreram ao longo dos tempos uma evolução fonética, mediante a sua origem arábica, latina ou germânica, o povo português soube sempre adaptá-las ao formato que hoje utilizamos.

Contudo, desengane-se quem pensa que estas questões de linguistica terminaram no momento em que a linguagem atingiu um patamar ao qual podemos chamar de maturação - Nada disso! - Existem casos singulares de constante mutabilidade. Vejamos o seguinte exemplo:

Ano de 2004 ---Não---
Pergunta: - Sr. Presidente Amadeu Penim, irá candidatar-se a um novo mandato nas próximas eleições autárquicas de 2005?
Resposta: - Não serei candidato. Porque é minha firme convicção que não se devem cumprir mais que 2 mandatos à frente de uma autarquia.

Inicio de 2005: ---NIM---
Pergunta: - Sr. Presidente Amadeu Penim, irá candidatar-se a um novo mandato nas próximas eleições autárquicas de 2005?
Resposta: Não serei candidato com a mesma equipa, mas se a equipa mudar, quem sabe!

Neste exemplo, pode verificar-se a evolução, em menos de uma ano, da palavra NÃO para o seu substituto directo NIM. Este fenómeno evolutivo, cujos especialista baptizaram pela sigla PB (Poleiro é Bom), está comprovado cientificamente que com mais alguns meses atingirá a completa maturação transformando-se em SIM.

1 comentário:

Anónimo disse...

Só quero ver quem é o palhaço que vocês (PSD)vão apresentar.Espero que seja alguém para continuar a banhada que tiveram nas Legislativas.
Pexita