segunda-feira, março 28, 2005

A face da vergonha!

"É uma construção inacreditavelmente maciça, que se estende por 200 metros e se eleva a onze andares. Rematou com betão o que restava livre da praia de Sesimbra, aproximando-se de tal forma do mar que ainda nem a obra está pronta e já há um pequeno muro de pedras para fazer frente às ondas.

O empreendimento Mar da Califórnia ­- que o Governo considerou ilegal, num despacho do princípio deste mês - é um sintoma de que algo não vai bem no litoral português. "
in "Publico" 28 de março de 2005

Minha alma chora.
Tenho um enorme orgulho em ser pexit@, tenho um enorme orgulho na beleza da minha terra e daquilo que ela tem para oferecer. O seu cheiro a marzia, o seu sabor salgado e toda a sua envolvência. Quem nasce pexito, jamais renega às suas origens. Contudo as pessoas teimam em envergonhar a terra onde nasceram. O nojento empreendimento do "Mar da Califórnia" é o exemplo acabado do que estou a dizer! Este edificio repugna-me, pois colocou um ponto final à minha praia, a saudosa praia do Caneiro. Este ex-libris pexito, está perdido para sempre, espartilhado entre as rochas e a megalomana construção.

Obrigado aos Penins, Linos, Polvoras e afins que permitiram estes atentados à alma pexita.

Ao ler no jornal "Publico" que o governo considerou o empreendimento ilegal, a tristeza aumenta! Que quem autorizou aquilo esteve borrifando-se para Sesimbra e para os Sesimbrense - já sabia! - mas que para tal ainda corromperam a lei, foi uma novidade para mim!

Qual é o passo que se segue, MATAR A MATA?

quarta-feira, março 23, 2005

Pesca vs APSS

Round 1:

Caldeira Lucas, de saída da administração da APSS - com a chuva as laranjas apodrecem e florescem as rosas - defere golpe baixo, à traição, no peito dos pescadores! Pretende retirar-lhes espaço sem sequer se preocupar com o que eles pensam.

Round 2:

Pescadores, ainda agarrados ao peito devido às dores, ripostam! Chamam a televisão pra mostrar que a (des)união faz a força! A APSS, desabituada à contestação com pés e cabeça, fica um pouco baralhada. Desculpa-se à moda de Santana Lopes, dizendo que a falta de espaço de manobra também está patente noutros portos, ou seja, se os outros estão mal, porque havemos nós de estar bem?

Round 3:

APSS cede às pretensões dos pescadores e não irá concessionar a polémica zona do porto.

Resultado:
O porto de abrigo continua um caos, em especial aos fins-de-semana! Não é carne, nem é peixe! Não é recreio, nem é pesca!
O que eu vejo, é uma estrada cortada, a ausência de separação física, uma multidão de mergulhadores que deixam os carros, os jipes, os barcos por todo o lado! O que eu oiço, são bocas inflamadas dos pescadores, queixas dos turistas!
O que eu acho é que ninguém se entende, nem quer!
O que eu temo é que a APSS, o Clube Naval, a Câmara Municipal achem graça ao alvoroço!

Lá para o Verão isto deve piorar!

Foge....digo eu! Foge....dirão os turistas!

A chuva caí e as ondas a bater!!!!

Finalmente chove, cai àgua do céu, a pluviosidade tem indice!

Consequência directa desse facto é a inundação de todos os lagos da vila de Sesimbra.

É só estar ligeiramente atento. Vejam por exemplo a estrada da Serra - entrada nascente - aos Km:

1; 1,2; 1,3; 1,35; 1,8; 2; 2,3; 2,31 ; 2, 33; 3,2; 4,18 (só para referir os mais importantes!)

Até na marginal os lagos enchem e alargam!

Diz-se até que o candidato do PS (Galinha o pôs, Amadeu será!) foi visto a banhar-se num dos lagos ao 3ºKm da estrada da Acenta.

domingo, março 20, 2005

Going Under

O Núcleo de Espeleologia da Costa Azul tem desenvolvido um trabalho notável. Disso ninguém duvida. Está agora patente, no Auditório Conde Ferreira, uma exposição onde estes rapazes dão a conhecer aquilo que andavam a fazer há vários anos enfiados nas entranhas da Arrábida.
Apesar de meterem a cabeça debaixo da terra que os outros pisam, estes jovens andam atentos aos problemas que os rodeiam. Sobretudo aos problemas ambientais. Não há entulho abandonado pelo cidadão mentecapto na serra ou no pinhal, nem pedreira a abusar, ou barcos a deitar lixo no mar, a que eles não apontem o dedo. São incómodos. Eles sabem. 'Todos' o sabem. Os mesmos 'todos' que lançam sorrisos e rasgados elogios aos rapazes, mas que sentem alivio por saber que passam semanas enfiados nas grutas. Enquanto eles pisam a terra cá em cima. E pisam... E pisam... E pisam...
Na abertura da exposição... vi por lá o Amadeu Penim... O Cristóvão Rodrigues... O João Capítulo. É bonito e cai bem defender o ambiente, não é? Pelo menos hoje. Amanhã logo se vê!
Faltou o Augusto Pólvora. O prezado vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Sesimbra. Será que recebeu o convite?

quinta-feira, março 17, 2005

E ainda...

Nos últimos posts tenho-me debruçado muito sobre as autárquicas e desleixado tudo o resto. Não pode ser. O concelho está ainda mais parado do que é normal (ou não fosse - como de resto acontece por todo o país - a maioria da população funcionária pública) mas o mundo continua a girar. Depois desta Páscoa (pontuada pela seca meteorológica que agrava a seca de ideias) vem Abril.
Já agora... O que preparará o séquito de Amadeu Penim para assinalar a data? Os cofres da autarquia já estarão mais forradinhos, ou a prata da casa vai ser a sacrificada?
Pelo menos a programação da 'Semana da Juventude', de 19 de Março a 3 de Abril, esté bem recheada... e com diversos eventos (pasmem-se) na Quinta do Conde!
Eu pago para ver!

Eu me confesso

Sim, confesso.
Sim, admito.
Que tenho sido um@ grande desleixad@ com o blogue. Desculpem-me, mas acho que me deixei contagiar pela inércia que vinga neste concelho.
Sabem o que mais me desanima? É saber que muito provavelmente terei pela frente mais quatro anos do mesmo. Entre o Pólvora e o Amadeu, nestas autárquicas, a escolha divide-se entre a continuação e a continuação. Já agora... continuação do quê???
Não há ninguém por aqui, capaz de espevitar esta gente?
Mexam-se!

terça-feira, março 01, 2005

Baralha e volta a dar!

A politica é das coisas que mais se aproxima a um jogo de cartas. Vários trunfos, várias cores, um objectivo...

Terminou o sufrágio, exaltaram os vencedores, choraram os vencidos e começou a mudança. Muito se falou acerca da criação do livro branco da função pública, do qual devesse constar de forma clara e explicita quais os cargos de influência politica e que deverão mudar de cor mediante os resultados das eleições.

Na sequência disso, consta por ai que na governadoria civil de Setúbal irá acontecer uma dessas alterações, sairá a sra. Laranja para entrar um sr. Rosa. Um Rosa pexito habituado a dores e receitas. Mas, parece que essa mudança terá ainda outros focos de interacção aqui com o burgo pexito! Do cansaço do Manelito Laranja poderá avançar a governadora civil! Que como todos devem saber é uma Pexita de gema, nascida a meio caminho entre o calhau da cova e a praia da mijona a bordo de uma traineira a remos!!!!!

Olha, cá pra mim BARALHA E VOLTA A DAR!!!!!!!!!!!!!!!!!