quarta-feira, agosto 10, 2005

Mais uma chapada no ceguinho!

Não queria bater mais no ceguinho mas é impossível ficar calad@ perante o vergonhoso trabalho que ‘O Sesimbrense’ publicou na última edição sobre a Nova Marginal. Este pasquim quinzenal, tornou-se, neste último número, num autêntico bidé onde o Augusto Pólvora teve oportunidade de lavar a cara. Pois então não é que o senhor estava, com certeza, incomodado com as críticas que andavam a fazer à sua obra, que decidiu dar-lhes resposta, pela mão sempre-amiga d’O Sesimbrense?!
Infelizmente, e apesar de fortes e sérias alternativas estarem a surgir no panorama político concelhio, a verdade é que é quase certo que a CDU vai vencer as próximas eleições autárquicas e que vamos ter uma reedição da coligação PS-CDU, ou melhor, desta feita será CDU-PS. Ou seja, mais 4 anos do mesmo. E como ‘O Sesimbrense’, apesar daquilo que tanto apregoa, adora estar do lado do poder, nada como dar uma ajudinha nesta altura de aperto.

Mas adiante… debrucemo-nos sobre a reportagem.
Logo num primeiro momento, o jornal faz questão de frisar que o Pólvora acedeu a responder às questões, apesar de estar de férias. É bom sabermos, de facto, que o vereador e actual candidato da CDU às eleições autárquicas está sempre disponível. Sobretudo quando é para se justificar perante a população pela porcaria em que anda a chafurdar.
Mais adiante, surge a questão sobre a qualidade do piso.
Resposta do Pólvora: «Este pavimento é de granito, um material nobre que também foi utilizado no ‘Mar da Califórnia’. A maior sujidade foi provocada pelas velas da vigília mas vai ser tudo limpo».
No dia em que se passeou com os jornalistas pela marginal, devia estar muito vento que atirou areia para os olhos do vereador. É que, de facto, em frente à Sociedade Musical Sesimbrense onde se realizou a vigília, o chão está manchado. Mas também o está ao longo de toda a marginal! Seja granito, calcário, grafite ou diamante… o chão foi feito para as pessoas andarem. Será que ainda nos vão pedir para nos descalçarmos quando entrarmos na marginal?! Será que vão pôr fraldas nos gatos e cães?! Vão proibir-nos de comer ali em cima por causa das migalhas que caem para o chão?!

Os degraus, diz depois o vereador, «foram feitos devido à inclinação do terreno e para dar estabilidade às possíveis zonas de esplanada».
Eu tenho outra versão. É que, sendo desiguais, enviusados, e da mesma cor do chão, estes degraus já criaram situações caricatas de quase-quedas e tropeções. Pois é… Na realidade, tudo foi feito para as pessoas pespegarem os olhos no chão, para evitar tropeçarem, e não olharem para os mamarrachos que têm ao lado.

Depois de uns dias na penumbra, a marginal já surge iluminada durante a noite, por uns postes muito modernos, mas o pormenor que me matou foram os ‘óculos’ com o emblema da Câmara Municipal de Sesimbra embutidos no muro com os quais se pretende criar uma «fantasia criativa», de projecção do brasão no chão. Vou adorar, tenho de confessar, dar um passeio na marginal e poder pisar, literalmente, na Câmara Municipal de Sesimbra.

Por outro lado, por muito que ele se explique, ninguém percebe o porquê de os donos de bares com esplanada terem, daqui em diante, de atravessar a estrada para servir os clientes do outro lado. Isto não cabe na cabeça de ninguém, excepto na de um iluminado Augusto. Ele próprio explica que a recente e muito criticada alteração de trânsito «serviu para que esta zona não fosse tão utilizada». Então, mas para resolver (que não resolve!) um problema, criam-se mais quinhentos?! O novo sistema de trânsito é uma autêntica aberração!

E, por fim, a cereja em cima do bolo. A todas as contestações, de uma maneira geral, o Pólvora responde: «houve uma discussão pública e nessa altura ninguém reclamou».
Realmente, não há maneira mais simpática de nos chamar burros, estúpidos, negligentes e indiferentes. Pois é! Pois somos! Se não o fôssemos o senhor Arquitecto e o companheiro, amigo, palhaço, Penim, não estariam tão comodamente instalados na cadeira do poder. Ora uma vez tu, ora uma vez eu!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ninguém reclamou, da mesma maneira que segundo o Pum, perdão, o Pólvora disse quando instalou o PT do Auditório/Biblioteca Municipal/Cinema (esqueceram-se de fazer as bilheteiras, eheheheh), na Escola Primária em frente: Há tanta Escola Primária com PT's e nunca ninguém reclamou...
Que pena ele não ter lá um filho para eu ver a cara dele de contente a ver a criancinha a brincar e a cantar no recreio aquela melodia: "Os meninos à volta do PT"...perdão outra vez, "Os meninos à volta da fogueira...PUM"!