quarta-feira, dezembro 15, 2004

Carta ao Sr. Presidente Jorge Sampaio

Meu Caro Presidente,

Antes do mais queria manifestar a minha solidariedade pelas decisões que se têm visto na responsabilidade de tomar. Não me manifesto quanto ao acerto das mesmas, pois esse aspecto têm sido já subejamente discutido. Reconheço-lhe, no entanto, a autonomia e compreendo a dificuldade e a responsabilidade de todas as decisões tomadas.

Depois de prestado o devido reconhecimento pela coragem assumida - na minha opinião - venho por este meio apelar perante V.Exa. para outro assunto que assume cabal importancia para o meu dia-a-dia e para todos os concidadãos da Vila e concelho de Sesimbra.

Primeiro quero congratulá-lo pelo facto de vir a Sesimbra no próximo domingo para inaugurar a restaurada Capela do Espirito Santo dos Mareantes. Quase lhe posso assegurar que se optar por almoçar na piscosa, ser-lhe-á servido um maravilhosa repasto de peixes frescos da costa, quem sabe se uma bela caldeirada. Aproveitando a deixa e uma vez que comecei a falar em confusão, quem sabe se poderá visitar o tão propagado (pela CMS) Museu do Mar e desfrutar de um qualquer acontecimento cultural exaltando a cultura Sesimbrense. Será esta uma oportunidade única para mostrar a tão distinta personalidade da vida política e social portuguesa aquilo que se têm feito pela cultura por estas bandas.

Embalado pela reconstituição dessa peça de património que é a Capela do Espirito Santo dos Mareantes, poderá visitar e desfrutar de espaços igualmente aproveitados como a Fortaleza de Santigo ou o Forte do Cavalo.

Contudo, tudo o que venho escrevendo tem-me afastado da real razão desta carta. Calculo que não saiba que as vias que rodeiam a Capela que irá inaugurar foram repavimentadas e aprumadas para a ocasião. Qual pétalas de rosa, V.Exa. irá pisar por pavimento distinto e ......especial. E especial porquê? -poderá interrogar-se! Porque essa zona não é mais que um mero oásis no deserto esburacado da vila.

Então e dada a inutilidade de pedir à Câmara Municipal que resolva essa situação, tive uma ideia luminosa. Queria pedir-lhe que viesse mais vezes a Sesimbra para fazer inaugurações. Já tenho um esquema engendrado para que tudo funcione sem problemas.

Irei usar as figuras do presépio lá de casa colocando-as em vários pontos estratégicos da vila, depois faço uns mini altares em areia da praia e conchas. Tapá-los-ei com uma "japona de oleado" para evitar que a chuva me estrague o arranjo.

Finalmente é só convidar V.Exa. para vir cá inaugurar cada um desses locais. Assim, o acesso poente e nascente de Sesimbra serão repavimentados, bem como todas as outras entradas na vila. Por certo que será conduzido pela única das 4 entradas na vila que está aceitável e não poderá circular por esses campos de minas. mas peço-lhe que compactue com esta bem intecionada trama.

Despeço-me reforçando o pedido de ajuda e informando-o que esta é a única hipotese possível de resolver a situação. Visite-nos.

Um Abraço

Pexit@ Calhandr@

2 comentários:

dalota disse...

Segundo ouvi da boca de alguém também convidado para o acto, parece que o Presidente da República já não vem a Sesimbra inaugurar a Capela e será substituído pelo Presidente da CMS, Amadeu Penim. Sendo assim a caldeirada terá de ser confeccionada para outros...Pessoalmente estou a aguardar o anúncio definitivo do facto.

Anónimo disse...

A iniciativa dos Passos é da Paróquia.

Sesimbra é magnífica, mas o blog é mesquinho.