quarta-feira, dezembro 29, 2004

Claro! Alfarim!

Li no pexito.blogspot.com um post sobre a Festa em Honra da Nossa Senhora da Conceição, em Alfarim. O post diz que o Natal, nesta aldeia é comemorado no dia da festa em honra da padroeira, a 26 de Dezembro, e fiquei na dúvida sobre se se falaria com conhecimento de causa ou se por mero gozo. Se foi por gozo, julgo que o referido blogue acabou de perder os potenciais leitores de Alfarim, pois, ao que sei, não há alfarinheiro a quem não salte a tampa quando ouve um comentário do género. Obviamente - explicaram-me um dia - que em Alfarim se comemora o Natal no mesmo dia que em qualquer outro lado do país: a 25 de Dezembro. Confesso que, na altura, na minha ingenuidade pexita achava mesmo que ali, entre as Caixas e a Aldeia do Meco, as prendas só eram abertas no dia 26. Foi o fim de um mito.
Há uns anos cheguei a passar por lá, na ressaca do Natal, ainda a chupar Kompensan's para combater a azia resultante das alarvices do dia 25 de Dezembro, e fiquei espantad@ com a quantidade de gente bem vestida que lá andava.
Curiosamente também não precisei do passaporte, nem de fazer 'check in' para passar do cruzeiro, o que também acabou com um dos meus mitos.
Os alfarinheiros, esses, eram facilmente reconhecíveis no meio do 'maralhal', assim como é fácil identificar os pexitos no dia da Festa das Chagas. Na memória ficaram-me as imagens de um fogo de artíficio como nunca tinha visto igual em Sesimbra.
Quando fazem uma coisa, os alfarinheiros não a fazem por menos.
Este ano, ainda não passei por Alfarim enfeitada. Mas se o fizesse, saltar-me-ia à vista o famoso largo central, ou jardim (como lhe quiserem chamar) por onde os visitantes de espalham. Isto porque, várias vezes, foi prometido que aquele espaço seria alvo de obras, de forma a dar outra dignidade à aldeia que se diz independente, e dar melhores condições àqueles que ali se juntam para comercializar as verduras, pão e afins.
A justificação que corre por aí, para ainda não se ter mexido uma palha, é que aos trabalhadores da Câmara, exigiram visto de permanência. Acredite quem quiser!

1 comentário:

Anónimo disse...

Garanto-te que tudo o que te contaram sobre a festa é verdade.. Aqui o natal é igual como no resto do país simplesmente como há pessoas que tem a festa das chagas, a festa de são martinho nós temos a festa de nossa senhora da conceição. Pode nao ser tão elaborada como outras que passam na tv e tudo, mas é o que temos para oferecer aos que aqui passarem. Felizmente ou infelizmente calha um dia depois do natal. Agora gozem se quiserem só os que cá moram é que sabem o que é, o que os outros pensam o que nos importa? nada !