sábado, outubro 09, 2004

O Ministro que mexe

Ontem, sexta-feira, saiu para a rua mais uma pérola da informação sesimbrense. O jornal Nova Morada começou por ser um jornal centralizado na freguesia da Quinta do Conde mas, desenvolvimentos mais recentes, fizeram com que alargasse a sua área de abrangência e, perto do final da semana, milhares de exemplares são distribuídos por todo o concelho. Sendo gratuito, é normal que muitos dos periódicos tenham destinos tão tristes como forrar a gaiola do canário ou embrulhar castanhas assadas mas, também é certo, que alguns deverão despertar a curiosidade dos leitores.
Normalmente, tenho o cuidado de ler com atenção este semanário porque gosto de me manter informad@ sobre tudo o que se passa na piscosa e arrabaldes. Mas deixando de lado alguns critérios editoriais e jornalísticos - tão questionáveis como quaisquer outros - sobre os quais me poderei debruçar em próximas núpcias, gostaria de salientar algo que me deixou perplex@ nesta última edição deste jornal. E nem foi preciso abri-lo porque bastou olhar para a capa.
Então não é que, no meio de muita publicidade, onde desponta um sui-generis e chamativo anúncio a uma sex-shop, lá descobri a manchete principal, ilustrada com uma foto onde surgem várias pessoas ao molhe, cujo título diz: "Ministro Mexia em Coina". A disposição gráfica destes elementos fez-me temer o pior. O título, bem perto do tal anúncio da sex-shop, levou-me a acreditar que algo de erótico, e quem sabe pornográfico, se estava a passar para os lados da Quinta do Conde, ou melhor, naquela terra onde (quase) todas as tabuletas identificativas são vandalizadas para lhe roubarem um "i". Coina passa a... (Adiante! Que isto também não interessa nada!)
Ora, perguntei-me eu, que Ministro terá sido encontrado em situações menos próprias, a mexer em... bom... em... semelhante coisa?... Ou melhor, na tal localidade com "i", onde até existe uma malfadada "estrada das meninas"? Estaremos nós a reviver aqui no burgo, as tristes cenas do Hugh Grant e da tal Divine Brown, apanhados em vias de facto num automóvel, algures nos States, sendo que, nesta reconstituição dos acontecimentos, e salvaguardadas as devidas distâncias, em vez duma estrela de Hollywood temos um Ministro? Claro que esta perspectiva não me chocou. Num país onde já se ouve falar de abuso sexual de crianças a toda a hora, onde comentadores televisivos são silenciados apenas porque são incómodos, e onde, a acrescer aos erros que conduziram à abertura tardia das escolas, professores e alunos são brindados com uma bela "ponte", já nada me surpreende. Ao pé desta aberração que é a nossa governação, tudo o resto são males menores. Mesmo a vida (dis)sexual dos Ministros.
Claro que, ávid@ por saber o que se andava a passar, corri a abrir o jornal onde a tal notícia surgia desenvolvida. E... foi uma desilusão!... Então não é que temos um Ministro que é "Mexia" de nome e que esteve em Coina, na nova estação ferroviária?! Estava tudo explicado... Não havia sexo, nem polémica. Não imaginam como me senti enganad@! Apetecia-me tanto uma história picante para agitar as hostes... Mas enfim... O que poderia eu esperar do jornal que tem acompanhado a passo e passo as aproximações do Ezequiel Lino, que promete recandidatar-se a autarquia sesimbrense, sem nunca ter conseguido acertar no nome do homem! É obra!
Com certeza ninguém deve ter reparado nesta asneirada (e embuste!) que puseram na 1ª página do jornal. E afinal, tratava-se de um título completamente inofensivo e sem qualquer força ou valor. O Ministro António Mexia esteve em Coina como poderia ter estado em Penacova ou Amareleja. Dah! E? O que é que isso interessa "à gente que anda" aqui no lodo?
Mas (pior!) acredito que o pessoal do jornal também nunca deve ter reparado nas mil e uma maneiras que já usou para denominar a escola Michel Giacometti. Confesso que achei a "Miguel Jacometi" a mais original, até hoje.
Já agora... Alguém já se entreteu a encontrar erros ortográficos, gramaticais ou quaisquer outros no Nova Morada? Então experimentem porque, garanto-vos, têm muito com que se divertir! É de ir às lágrimas!

Sem comentários: